Últimas Postagens:

História



Pequeno Histórico da Paróquia Senhor Bom Jesus Aragarças-GO


Ano de 1962

 



Aragarças, uma pacata cidade do interior de Goiás, tendo divisa com o Estado do Mato Grosso, apenas separando-a o belo e histórico cruzamento dos rios Garças e Araguaia, possuía na época apenas 4.000 (quatro mil) habitantes. Eram como ovelhas sem pastor, conforme a palavra de Jesus. Uma pequena capela, beirando o rio Garças, era o único templo, onde os cristãos se reuniam para rezar, quando um Padre vinha da cidade vizinha de Barra do Garças.

Foi no Santo dia 03 de maio de 1962, que embarcado em um caminhão, aqui chega o primeiro Pároco, vindo da Holanda como missionário.

Pe. Vicente Thoben, primeiro pároco de Aragarças, nasceu em Neer, na Holanda, no dia 1º de julho do ano de 1909. Foi ordenado sacerdote de Deus, na congregação dos Pes. Passionistas, no dia 10 de maio de 1936. Depois de 22 anos de trabalho apostólico, como mestre de noviços e professor de Teologia, pede aos superiores para ser missionário no Brasil. Chega ao Brasil em 1958. Em 1962, chega a Aragarças como primeiro vigário, atendendo também ao mesmo tempo, Bom Jardim e Baliza.

Com a chegada de Pe., Vicente no dia 03 de maio de 1962, estava criada na então Prelazia de São Luís de Montes Belos a Paróquia Senhor Bom Jesus de Aragarças. Este nome foi devido a devoção do Povo ao Senhor Bom Jesus cuja imagem já se venerava na capela beira rio.

Pe. Vicente foi um homem extraordinário , não tinha grande abertura para o campo pastoral. Sua vida sacerdotal, e diga-se de passagem, intocável se resumia no campo pastoral, a administração de sacramentos e celebração de missas. Mas no campo da caridade , foi inigualável, conseguia tudo no exterior, para os seus pobres. Construiu na cidade de Aragarças, 31 casas e as entregou sem nada exigir a quem não tinha onde morar. Também em Bom Jardim, construiu com o mesmo objetivo, 5 casas. A Igreja Matriz, foi iniciada em 1963 e durou 4 anos, tendo sido concluída em 1967.

Em 1973, PE. Vicente consegue em avião da VASP que tinha incendiado no aeroporto da cidade e coloca no local onde pensava construir o salão paroquial. A partir daí a Matriz ficou conhecida pelo nome de : Igreja do Avião. Construído o salão em 1974, deu-lhe o nome de "Clube dos Jovens". 1976, PE. Vicente consegue as Irmãs Claretianas. Pe. Vicente cede sua casa, a casa paroquial a elas e passa a morar no alto da sacristia. No mesmo ano, deu inicio a construção da casa das Irmãs, digo da Creche. Em 1978 consegue a casa das Irmãs. Em 1980, com força gigante, inicia a construção do abrigo para idosos, que durou 5 anos. Em 1988, já com 79 e saúde abalada, é convidado a deixar o pastoreio da paróquia. Pe. Vicente passa a morar, no próprio abrigo, num pequeno quarto, até que em 1991, consegue as Irmãs Beneditinas da Divina Providência e entrega-lhes o abrigo. Pe. Vicente porém não se conforma com a situação da paróquia sem sacerdote e consegue celebrar uma vez por semana em cada comunidade e todos os dias da semana na capela São Judas e Matriz.



Fonte: Livro Tombo da Paróquia: Escritos Ir. Letícia Honorato

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja os tweets do Papa Francisco

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
Roguem por nós!

Viva a São José de Anchieta

Viva a São José de Anchieta
"O Apóstolo do Brasil"